domingo, 23 de Abril de 2017

 
Estatinas  Colesterol  Inibidores da reductase da HMG-CoA  Statins side effects  

Estatinas: Reino Unido quer alterar regras de prescrição






O Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido (National Institute for Health and Care Excellence , NICE) submeteu a discussão pública uma proposta para alargar o uso de estatinas na prevenção das doenças do coração.

A norma ainda em vigor (NICE 2006,2008)   recomenda a prescrição de estatinas apenas a partir do momento em que o doente atinge  um risco ( QRISK2 )   de vinte por cento de vir a ter doença coronária nos dez anos seguintes.

De acordo com a nova proposta em discussão pública (março de 2014) , as estatinas passam a estar indicadas muito mais cedo: logo que o doente atinge dez por cento de risco.

Esta mudança de estratégia no Reino Unido está em linha com as últimas guidelines dos Estados Unidos, publicadas em Novembro de 2013.

Apesar da posição oficial das autoridades de saúde ser no sentido da utilização cada vez mais precoce das estatinas, continua em aberto a polémica sobre os pros e contras deste grupo de medicamentos.

Em Portugal, a Direcção Geral de Saúde emitiu a norma 2011/19 abordagem terapêutica das dislipidemias (actualizada em 2013) de onde constam as recomendações sobre o enquadramento terapêutico das estatinas.



Referências

  1. TA94 Cardiovascular disease - statins: guidance,nice.org.uk,2006,2008
  2. Statins for the primary and secondary prevention 1of CVD, Lipid Modification (update): draft full guideline, nice.org.uk,2014
  3. Despite hype, not all statins are the same, experts say
  4. FDA Expands Advice on STATIN RISKS, fda.org, 2014
  5. Produtos naturais inibidores da enzima HMG CoA redutase
  6. Abordagem terapêutica das dislipidemias. dgs.pt, 2011,2013
  7. Statins for millions more?
  8. Statin benefits questioned for heart disease prevention